Um orçamento doméstico é o primeiro item essencial para ter controle das suas finanças. Você já sabe que sem dominá-las, as coisas podem ser bem mais difíceis. Fazer um planejamento é o primeiro passo para quem deseja economizar.

Você pode fazê-lo em um caderno, planilha ou aplicativos. Ele consiste no registro de todas as suas receitas e despesas em um período e, caso houver, também registre os gastos do seu cônjuge e filhos.

  • Receita: entrada de dinheiro. Valor recebido todo mês em forma de salário, pensões, bonificações, extras, dividendos, aluguel, férias, etc. 
  • Despesas: saída de dinheiro. Inclui gastos com moradia, alimentação, transporte, educação, saúde, impostos, dívidas e qualquer outra despesa pessoal.

Em um orçamento mensal você deve registrar todas as entradas e saídas de dinheiro dos últimos 30 dias, mesmo os valores pequenos (nessas horas notamos como eles fazem a diferença no final do mês).

O objetivo do orçamento financeiro é:

– Descobrir quão equilibradas suas contas estão ou desequilibradas. Com ele você pode ver se sobra dinheiro, se falta dinheiro ou se você gasta exatamente o que ganha.

– Otimizar! Com esse planejamento você vai perceber quais são seus maiores gastos, quais os mais importantes e quais poderiam ser cortados ou diminuídos para sobrar mais dinheiro no fim do mês.


Compartilhe essas dicas com alguém que precisa fazer um planejamento financeiro para começar 2021 organizado.